Atividade Semana 1 - de 08/06 a 12/06
Olá! Somos os professores Silvana e Tadeu e hoje convidamos vocês a observar ou recordar do fantástico universo de uma criança.
Olá! Somos os professores Silvana e Tadeu e hoje convidamos vocês a observar ou recordar do fantástico universo de uma criança.
Bom, para quem convive com uma criança sabe muito bem das muitas perguntas que elas fazem porque elas são extremamente curiosas!
Então, vamos refletir um pouco sobre a importância da curiosidade em nossas vidas e o que isso significa para a Ciência.
Primeiramente, convidamos vocês a assistirem dois breves vídeos que embasam nossa atividade:
Depois de assistir aos vídeos, faça um comentário no blog respondendo as seguintes perguntas:
· A curiosidade tem alguma coisa a ver com a Ciência?
· Você já foi surpreendido com uma pergunta (estranha?) de uma criança, ou já se deparou com algum fato que despertou sua curiosidade? Tipo: Por que o céu é azul? Por que o tamanho da Lua sempre muda?
Compartilhe com a gente! Faça um breve relato de uma pergunta que lhe intriga, algo que sempre quis saber… Utilize os comentários abaixo.
Aguardamos as perguntas...Um grande abraço!
1)Sim, pois se o ser humano não tivesse a curiosidade de saber como é a lua de perto,hoje em dia ele não tinha pisado na lua
ResponderExcluir2)acho que não
Exatamente!
ExcluirA curiosidade levou o homem à Lua e pode levá-lo para bem mais longe!
Ressalto que a curiosidade é a porta de entrada para a imaginação e criatividade e está presente de forma mais expressiva quando estamos descobrindo as coisas durante a infância. Por que será que nós adultos temos a tendência de perder ou ignorar este senso de curiosidade nato presente nas crianças?
Olá queridos! A curiosidade tem possibilitado grandes avanços sim...por isso qualquer dúvida deve ser levantada para juntos prosseguirmos! Grande abraço!
ResponderExcluirVivemos um momento de retração geral da curiosidade. O distanciamento dos país, preocupados com a solução para prover bens materiais embota o desejo por novidade. Além disso, a internet resolve boa parte das dúvidas das criança e adultos. O que temos é uma geração que tem vergonha de perguntar e que censura quem se arrisca a questionar. Apesar disso, os avanços da ciência avançam, mas acredito que poderíamos ter estar em um outro patamar. A própria tecnologia nos oferece ferramentas que ainda não estamos preparados para nos beneficiar deles. Não convivo com crianças, há algum tempo.
ResponderExcluirOlá Willian!
ExcluirNós, do Quarentenados em Ação, agradecemos por compartilhar suas experiências conosco, caso nos autorize estaremos publicando suas fotos, vídeos e/ou textos em nosso Blog, com o objetivo de incentivar outras pessoas a realizar as atividades e fazer com que esse período em casa seja mais produtivo e saudável.
Atenciosamente,
Jéssica Lopes
Equipe do projeto de Extensão Quarentenados em Ação
Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia
Bom dia Willian!
ExcluirAgradecemos pela sua resposta.
Gostei muito quando menciona que "o que temos é uma geração que tem vergonha de perguntar e que censura quem se arrisca a questionar".
Concordo com você quando relata o contexto familiar, mas será que é somente a família a responsável pela retração da curiosidade?
Abraço!
Bom dia William! Agradecemos o retorno! Realmente esta geração tem novas perspectivas e ideais...aprendem e apreendem de formas diferentes....estamos aqui tentando de alguma forma atingir e levar um pouco da nossa experiência a nossos discentes...Grande abraço!
ResponderExcluir