Atividades da semana 5 - 06/07 A 10/07 O COTIDIANO DA CIÊNCIA

Área - O Cotidiano da Ciência

Automedicação


Olá pessoal!

Vai um remedinho aí? Uma dor de coluna, aquela dor de cabeça recorrente, estômago inchado,...só um pouquinho de bicarbonato, aquele indicado pela avó? A velha dipirona que compramos na mercearia perto de casa... A automedicação é habitual e corriqueira em nossa rotina, e é utilizada como ferramenta para sanar problemas de saúde que julgamos capazes de resolver sem ajuda médica. No Brasil, dados revelam que cerca de 76% da população realiza cotidianamente a automedicação, principalmente a partir de indicação de familiares e amigos. Na prática, se refere ao consumo de medicamentos por conta própria, como solução para alívio imediato de sintomas, o que muitas vezes impede ou atrasa um diagnóstico e terapia adequados para cada caso. A ação é rotineira, mas pode causar sérios danos à saúde, como as interações medicamentosas, tão perigosas.

Vamos ver um vídeo que fala um pouco mais sobre o assunto e faz um alerta para que possamos nos precaver e ficar mais atentos a esta prática.

https://super.abril.com.br/saude/os-perigos-da-automedicacao/

E você, já realizou ou realiza, com frequência, a automedicação? Descreva uma experiência que ocorreu com você ou com alguém de sua família quando se automedicaram sem orientação médica. Se possível, mande uma foto do medicamento, nos conte! Envie seu relato pelos comentários abaixo.  


3 comentários:

  1. Concordo que a automedicação é um comportamento inadequado. Não tenho lembrança sobre esse fato, já que essa não é uma prática do meu cotidiano. Um tema interessante que sugiro tratar aqui no blog é o negacionismo, que poderia ajudar na melhor compreensão da importância da academia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Willian, obrigada por participar, já enviamos seu comentário ao professor responsável. Em breve terá seu feedback!

      Excluir
    2. Boa noite Willian!
      Muito obrigado pela sua participação e sugestão. Pretendemos tratar sim de tais temáticas em outra oportunidade e contamos com sua participação!
      Um grande abraço!

      Excluir