FEEDBACK DA SEMANA 02 – Relações pessoais e projetos futuros


FEEDBACK DA SEMANA 02 – Relações pessoais e projetos futuros

Retomando os sentimentos e as necessidades: 

Na semana anterior, nós conversamos sobre a necessidade de olharmos para dentro de nós mesmos nesse momento desafiador da quarentena. Ficamos muito contentes com a participação de todos vocês! As nuvens de palavras a seguir foram geradas a partir dos sentimentos e das necessidades apresentadas pelas pessoas que aceitaram o nosso convite e responderam o questionário proposto na primeira semana do conteúdo de Relações Interpessoais. Observem que as palavras maiores e de escrita mais fortes foram os sentimentos e as necessidades mais citadas no questionário, indicando estarem mais vivas e presentes em mais pessoas.



Fonte: Acervo pessoal. Nuvem de sentimentos gerada a partir das respostas apresentadas na atividade da primeira semana da proposta de Relações Interpessoais do Projeto Quarentenados.


Fonte: Acervo pessoal. Nuvem de necessidades gerada a partir dos sentimentos apresentados na atividade da primeira semana da proposta de Relações Interpessoais do Projeto Quarentenados.

Percebemos, a partir das colocações apresentadas, que nesse momento de distanciamento social, é possível reconhecer que muitas necessidades humanas (aquilo que é muito importante para qualquer ser humano) não estão sendo atendidas, como liberdade, segurança, a previsibilidade e a ordem que, muitas vezes, a antiga rotina proporcionava. Trazer esses sentimentos desconfortáveis à consciência torna mais fácil entender o que nos falta, o que não está sendo atendido e o que precisamos. 
Para tentarmos compreender melhor o porquê dos sentimentos abordados estarem tão fortes e presentes e, neste caso em especial, estarem mais próximos daquilo que muitos entendem como ‘sentimentos negativos’ (entre aspas, pois não existe sentimento negativo ou errado - pois eles, quaisquer que sejam, contam algo importante sobre você e sua vida, merecem ser reconhecidos e respeitados). Buscamos como referencial os princípios norteadores da Comunicação Não Violenta, uma prática sobre a maneira como nos comunicamos e que falaremos mais sobre o tema ao longo das próximas semanas. Compartilhe suas dúvidas, angústias, medos, descoberta, comente, participe conosco, que juntos buscaremos esse fôlego diante desse momento desafiador!!!



2 comentários:

  1. Interessante pensar que a nuvem de necessidades gerada pré pandemia, nos levou a pandemia. E a pandemia é um momento de repensar essas necessidades. Será que precisamos continuar valorizando atitudes egoísticas, orgulhosas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa observação Willian, obrigada pelo retorno e continue participando!

      Excluir