Área - Linguagens
Olá, pessoal! Como vocês estão? Espero que estejam bem e com saúde.
Estamos no mês das tradicionais festas julinas. Vocês já pensaram no vestido cheio de laços, na maquiagem, no chapéu, na palha para colocar no bolso da camisa? Já está tudo pronto para acendermos a fogueira no quintal de casa e aquecer o coração com as lembranças dos festejos passados. Eita trem bão! Neste ano, as festas serão assim, sem aglomeração, mas não percam a esperança de um dia poder escolher seu par, vir para junto da roda e gritar: “olha cobra!
Hoje vamos falar sobre festas de São João. Vocês sabem como essa festa é celebrada em países como Espanha, Canadá e Porto Rico? Vamos conhecer um pouco?
São João na Espanha
“São João no Brasil é tempo de festa junina com noites frias, quentão, comilança, quermesses. É quando ocorrem também as festas escolares que todos já participamos pelo menos uma vez na vida, com suas quadrilhas e fantasias caipiras. Certo?
Mas a noite de São João é bem diferente na Espanha, já que o mês de junho coincide com o início do verão e, então, a festa lembra mais o nosso famoso Réveillon na praia do que qualquer outra coisa. A verbena de São João é comemorada na praia com piquenique na areia e vários rituais pagãos muito antigos, como vestir tiaras de flores e pular fogueiras.
Há um outro costume que é bem curioso: o nosso conhecido ritual de pular as sete ondinhas do mar à meia-noite também acontece por aqui, só que na noite de São João. E, para completar a semelhança, também tem muitos fogos de artifício à meia-noite. Agora me diz se lembra ou não lembra a noite de ano novo brasileira?
Essa data coincide também com o início das férias de verão. Então, metade da Espanha pega a estrada e corre para a praia mais próxima, com direito a engarrafamentos que são noticiados nos telejornais. Nessa hora realmente penso que é o ano novo brasileiro se aproximando, a energia é muito parecida”.
São João no Canadá
“O Dia de São João Batista é considerado o feriado nacional do Quebec, a província canadense de língua francesa. Inicialmente vinculada à religiosidade católica que distinguia os canadenses francófonos dos anglófonos – inclusive com direito a vestir crianças como São João Batista – a festa se laicizou em grande escala e se tornou uma festa da identidade quebequense. Popularmente, porém, mantém o nome de Saint-Jean. As fogueiras permanecem presentes, geralmente mais de 300 espalhadas pela província, bem como shows, desfiles e fogos de artifício.”
Vocês podem observar que no Canadá, país que tem duas línguas oficiais (Inglês e Francês), a tradição das festas “juninas” é banhada pelo aspecto religioso.
São João em Porto Rico
Em Porto Rico o Inglês e o Espanhol são idiomas oficiais. Neste país, as tradições “Juninas” são de cunho religioso, aproximando-se da forma como alguns lugares do Brasil comemoram esse dia.
"Como São João é o patrono de Porto Rico – dá nome à sua capital e foi o nome que Colombo inicialmente deu ao território –, a festa é bastante celebrada na ilha. Um dos costumes para “afastar a má sorte” é o de se jogar de costas no mar três, sete ou até doze vezes à meia-noite ou então banhar-se com rosas. O costume foi inspirado evidentemente no próprio São João, que realizava batismos no rio Jordão, mas hoje tem o significado de deixar o mar levar tudo o que há de ruim e começar uma vida nova. As praias ficam, assim, lotadas durante essa noite – com muita música e comida, é claro. ”
Vocês viram como é interessante?
Acharam muito diferente da nossa maneira de celebrar essa data? Então, vamos ao trabalho?!
1) Marque as palavras relacionadas à festa junina na Espanha:
2) Popularmente, como é chamada a festa de São João no Canadá?
3) Marque a palavra que NÃO ESTÁ relacionada à festa junina em Porto Rico:
Festas juninas são tudo de bom! Hum! Brincadeiras e comilancas! Adoro! Bom saber como se comemoram estas festas no exterior.
ResponderExcluir