Atividade da semana 12 - 24/08 a 28/08 - RELAÇÕES INTERPESSOAIS E PROJETOS FUTUROS



Você sente escutado? Você sabe escutar as pessoas? Já ouviu falar sobre escuta empática ou importância da escuta não violenta?

Durante o período de quarentena, muito se falou sobre os aspectos positivos que a humanidade poderia aprender com as limitações impostas pelo período de isolamento, como a aproximação entre os familiares, a criação de um  espaço de reflexão sobre  o mundo, sobre o estilo de vida que possuímos, cuidados com a saúde mental e física, entre outros.

 Muitas dessas possibilidades perpassam pelo exercício da empatia consigo mesmo e com os outros a seu redor. Por isso, hoje falaremos da importância de acolher as emoções daqueles que nos rodeiam por meio do exercício da  escuta empática.





O que devemos fazer para ter uma escuta empática:
  • Disponibilizar atenção completa à pessoa: não dispersar a atenção enquanto a pessoa fala, interagindo com celulares ou outros objetos ou pessoas. É o que chamamos na comunicação não violenta de oferecer a ‘presença’;
  • Mostrar a intenção de se conectar no diálogo: se mostrar à disposição para ouvir, demonstrar estar ali e que a pessoa pode contar com você;
  • Compreender o que é importante para o outro: tentar entender o problema pelas lentes da outra pessoa, e não pela sua. 
  • Dar o protagonismo para aquele que busca ser escutado: deixar a pessoa confortável para falar de maneira fluida, sem interrupções e sem chamar a atenção para si, modificando o assunto ou foco da conversa.
O que é uma escuta violenta:

  • Oferecer soluções ou aconselhar sem ser solicitado: quando a pessoa que ouve diz para a pessoa que fala, você deve ou tem que fazer de uma maneira específica. Por exemplo: "Se você continuar fazendo assim, vai dar errado".
  • Minimização ou negação do problema do outro: falar que a pessoa não deve se importar com o problema, que vai passar ou que não tem relevância para ela.
  • Julgamento, avaliação ou análise do outro: evitar julgamentos de valor, o que é importante, difícil ou fácil para você pode não ser para o outro;

Convite à práticaacesse o formulário e participe com a gente!!!

O exercício da escuta empática pode ser aprendido, praticado e aperfeiçoado! Experimente!!!
Hoje celebramos o desfecho dessa linda jornada com vocês aqui no Blog!

Foi muito importante para nós seguirmos a partir do diálogo e das propostas de reflexão e autoconhecimento  nesse período de isolamento social.

As trocas foram muito significativas. Agradecemos a participação de todos e esperamos estarmos juntos em breve!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário